quarta-feira, 16 de maio de 2012

Festival de Cannes - Dia 1


O Festival de Cannes começou hoje, eram cerca de 19:00 horas em França quando se deu a cerimonia de abertura. A actriz Bérénice Bejo,nomeada ao Oscar pelo seu desempenho no filme "O Artista", teve a honra de apresentar a cerimonia que introduziu o júri presidido pelo realizador italiano Nanni Moretti. Seguiu-se um momento musical onde a banda "The Gossip" intrepertou o tema "Candle in the Wind",escrito por Elton John, em homenagem à atriz Marylin Monroe. Recorde-se que o festival celebra os 50 anos da morte de Marylin dedicando-lhe o cartaz oficial. No final da cerimonia o elenco do filme "Moonrise Kingdom" subiu ao palco e declarou o 65º Festival de Cannes aberto.


Durante os 11 dias de festival irão ser exibidos 22 filmes em competição, é neste lote que será escolhido o vencedor da Palme de Ouro, um dos prêmios mais importantes que um filme pode receber. Relativamente à forma como o vencedor será encontrado o presidente do júri Nanni Moretti referiu: "Vamos encontrar-nos todos de dois em dois dias para discutir sobre os quatro filmes visionados na véspera. Vamos ver vinte e dois filmes, e, as nossas diferenças de sensibilidade vão inegavelmente confrontar-se. O meu papel será o de chefe de classe. O importante, é ver todos os filmes com a mesma intenção e o mesmo respeito.". A atriz alemã, que deu que falar pelo seu papel no filme de Quenrin Tarantino "Sacanas Sem Lei", Diane Kruger também ela membro do júri referiu o seu carinho pelo festival: "A minha carreira estreou-se em Cannes. É por isso que sinto um apego especial por esse Festival. O nosso papel será de apreciar essa seleção.". Outro dos membros do júri é o fantástico ator Ewan McGregor que descansou o público ao referir: "Sinto-me à vontade no meu papel de jurado. Não tenho a impressão de deter qualquer poder que me permita vingar-me de quem quer que seja." deixando assim claro que se irá pautar pela justiça neste papel de jurado. Alexander Payne ("Os Descendentes"), Andrea Arnold, Jean-Paul Gaultier, Hiam Abbas e Raoul Peck compõe o painel de jurados.


"Moonrise Kingdom" foi o filme de abertura deste festival, este filme marca a estreia do realizador Wes Anderson em Cannes. Os seus anteriores filmes foram muito bem aceites pela critica tendo já duas nomeações ao Oscar no seu curriculum. Bill Murray, Bruce Willies, Edward Norton e Tilda Swinton são os nomes de maior destaque neste filme que retrata o amor de dois jovens de 12 anos que vivem numa ilha em 1965. Os jovens atores que dão vida a este jovem casal foram uma revelação, Kara Hayward e Jared Gilman foram muito elogiados pela critica. Wes Anderson referiu: "A personalidade de Jared Gilman comoveu-me. Vi as suas audições, mas foi na entrevista que tive com ele que Jared conseguiu fazer-me rir. Quanto a Kara Hayward, tive a impressão que ela já tinha muita experiência de interpretação. Imaginava que era ela que criava o diálogo. Mas com os nossos jovens atores, o contacto foi imediato." - relativamente à escolha dos jovens protagonistas que durou cerca de 8 meses. O já conhecido mundo "imaginário" de Wes Anderson faz com que muitos atores queiram fazer parte da tal "familia" que Wes fez questão de referir na conferência de imprensa, comparando o elenco deste filme  a relação que entre eles se desenvolveu à de um grupo de teatro. Relativamente à vontade de fazer parte desta família Edward Norton disse: "É muito agradável fazer parte do círculo de actores que se interessaram por Orson Wells ou pelo teatro. Wes Anderson criou uma trupe cinematográfica com todos os esses comediantes que trabalham juntos num contexto um pouco romanesco... É um pouco o que se deseja fazer quando se é jovem e que se quer realizar um filme no jardim da sua casa familiar.".
As criticas ao filme foram positivas no entanto, houve quem o considera-se um bocado a baixo das altas expectativas que foram colocadas. "Encantador, ocasionalmente comovente e por vezes perturbador, mas sempre atraente, como um filme de Wes Anderson deve ser", "Apesar de ser divertido (...)não me surpreendeu assim tanto." e " É impulsivo e divertido (...)  mas não se consegue destacar das restantes obras da sua (Wes Anderson) filmografia" foram alguns dos comentários da critica. Mesmo assim o balanço é positivo e já correm rumores de que os Oscars podem estar à vista.

P.S. Veja no Redeye todos os pormenores relativos ás indumentarias usadas pelos convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário